sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Novidades “verdinhas”: filtro portátil e cadeira feita com PET

A primeira novidade torna o dia a dia mais prático e, claro, ecologicamente correto. É a Bobble, um filtro de água portátil, novidade trazida pela Alice Lobo, do blog Verdinho Básico. A moça agora mora nos Estados Unidos e conta que, por lá, a garrafinha é uma febre. É como aquela garrafa que você carrega na bolsa todo santo dia, no carro ou deixa na mesa do escritório, com a diferença de que ela filtra a água.



Ou seja, você pode enchê-la com água da torneira (nos Estados Unidos, a maior parte das pessoas bebe água direto da torneira) e evitar que algumas dezenas (ou centenas) de garrafas plásticas sejam descartadas no meio ambiente. O filtro dura dois meses, e a garrafa com capacidade para 550 ml custa US$ 13. Quando a validade acabar, é só trocar o bico, que custa US$ 7. Há várias versões da Bobble, das menores àquelas maiores, para colocar na cozinha.

Por enquanto, não temos nada parecido no Brasil. Porém, a Coca-Cola apresentou na última edição do SWU a garrafa Crystal Eco, de água mineral sem gás. O mais legal é que ela pode ser torcida pelo consumidor antes de ser
enviada para a reciclagem. Assim, o volume fica 37% menor, o que permite que mais garrafas sejam transportadas de uma vez para os pontos de coleta de materiais recicláveis, reduzindo o número de viagens dos caminhões e, consequentemente, as emissões de poluentes. Além disso, 30% do PET utilizado nas garrafas é feito a partir de cana-de-açúcar (os outros 70% são provenientes do petróleo). E o consumo de PET é 20% menor, já que técnicos da Coca-Cola conseguiram diminuir a espessura e o peso do PET utilizado nos recipientes.
Editora Globo
Outra novidade também tem a ver com PET. É a nova cadeira da fábrica de móveis Butzke, de Santa Catarina, batizada de “Rio”. A peça foi feita de eucalipto certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council). O assento e o encosto receberam revestimento laminado colorido feito com PET reciclado. Já o acabamento foi feito com um óleo extraído da laranja, menos tóxico do que os convencionais. A Butzke foi a primeira empresa do país a se especializar em móveis feitos com madeira certificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário