Vamos começar as dar algumas dicas do que está por vir na nossa coleção e foi apresentado no SPFW.
Transparências flutuantes
Primeiro foi Fause Haten que, inspirado pelos uniformes das patinadoras, não
economizou no tule e nas aplicações estratégicas de tecidos e bordados. Depois, Samuel Cirnansck investiu numa coleção exuberante e rica em bordados, com bustos destacados em meias-taças aplicados. E então veio Gloria Coelho e mostrou que as possibilidades das transparências flutuantes podem ganhar ares mais sofisticados em peças amplas, que brincam de mostrar o corpo com discrição. Se as transparências são aposta certa nas passarelas brasileiras, elas agora ganham um toque lúdico, para agradar da mulher mais exuberante à mais comportada.
Couro
De porco, de vaca, com pelo, sem pelo, fake... O couro veio com força na passarela e marcou presença em saias, vestidos, jaquetas, mangas de suéteres e até na trama trabalhada da Tufi Duek. Na Osklen, ele é recortado para dar forma aos leões que são símbolo da marca. Na Têca, se contrapõe a tecidos mais leves e - como vem com pelo - ganha um ar mais rústico.
Bordados
Carminha, quem diria, deixou sua herança fashion para o inverno 2013. Os bordados que marcaram o figurino da vilã do ano aparecem repaginados nas coleções do SPFW. Na UMA, Raquel Davidowicz pontuou ombreiras com pérolas delicadas. Na Ellus, os paetês bordados impregnam com textura e sofisticação a calça com estampa de cobra coral - acertou quem pensou em escamas. Alexandre Herchcovitch criou um novo material ao recobrir inteiramente com miçangas - e pontuar com contas - um look inteiro.
Alfaiataria
A referência masculina de elegância invade as coleções femininas mais uma vez, sem abrir mão da delicadeza. Da Tufi Duek vem a aposta no costume completo, com calça, paletó e colete acinturado, compondo um conjunto chique em veludo. Na Maria Garcia, a calça de alfaiataria é complementada pela camisa de seda com laço marcando a cintura. Já Vitorino Campos se apropria da calça cigarete com o bustiê sensação da temporada; combinado com o paletó de gola desestruturada, o look quebra a rigidez do terno tradicional.
Oversize
Pode ser o vestido, o suéter ou o paletó: as peças mais amplas marcam presença com pegada esportiva ou de alfaiataria. A Triton joga com o paletó desestruturado e superamplo, enquanto a Osklen desloca a costura do suéter para baixo, criando um efeito duplo também no encontro dos materiais de texturas e cores contrastantes. Já Ronaldo Fraga joga com o vestido mais soltinho, de mangas amplas.
O que podemos dizer por enquanto, é que tem muitas dessa tendências na nossa coleção e vai ficar escândalo.